sábado, 4 de fevereiro de 2012

Conhecendo nosso patrimônio histórico

Como já deu para perceber, adoro antiguidades e como não poderia deixar de ser, o que mais que apaixona nelas, é a carga histórica que carregam e nos transmitem. Imaginar tudo que um objeto antigo presenciou, o que representou em outras épocas, outros contextos, é fantástico.

Nas férias de janeiro, fiz um passeio pelo Centro Histórico de Vitória, a capital do ES (moro na Serra, mas, trabalho em Vitória). Como vocês vão ver nas fotos, fui com marido, mamãe, o namorado de mamãe e minha cunhadinha.

Todos os monumentos ficam muito próximos e dá para fazer todo o trajeto a pé, em uma manhã ou uma tarde, sendo todas as visitas guiadas por monitores do Projeto Visitar. Caso tenham oportunidade de vir ao ES, não deixem de visitar esses espaços maravilhosos e carregados da nossa história...

Começamos pelo Theatro Carlos Gomes, inaugurado em 1927, espaço muito glamouroso até os dias de hoje.



O segundo monumento visitado foi a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, cuja construção foi concluída em 1767, por negros livres. A terceira foto na sequência é da Casa de Leilões, anexa à Igreja do Rosário, cuja renda obtida das vendas era revertida para a compra da alforria de outros escravos. Muito bacana...



Em seguida visitamos a Catedral Metropolitana, famosa por seus vitrais, cuja construção durou de 1920 a 1970. Na visita fomos informados que para ser construída a Catedral, foi demolida outra igrejinha de 1551 que ficava no local. É uma pena que a consciência de que é preciso preservar o patrimônio histórico seja tão recente no Brasil...



Depois fomos à Capela de Santa Luzia, a construção mais antiga de que se tem conhecimento na cidade. Supõe-se que tenha sido construída entre 1537 e 1540. Reparem no teto do altar que tinha sido pintado e teve que ser todo restaurado.




A Igreja de São Gonçalo, de 1766, popularmente conhecida como a igreja dos casamentos duradouros e felizes.



O Convento de São Francisco, cuja construção iniciou-se em 1591.


O último ponto visitado foi o Convento do Carmo, de 1682.


A manhã terminou com uma moqueca de cação na Ilha das Caieiras, região de pescadores conhecida pelo grande número de restaurantes especializados em frutos do mar.


Antes de terminar o post, nesse passeio pelo Centro Histórico pode ser incluído o Palácio Anchieta, sede do Governo Estadual, visita que fiz em outra oportunidade, em 2009.



Agora chega de escrever que esse post já está muito longo. Beijinhos, Érica.

Obs.: Se alguém identificar alguma informação equivocada sobre os monumentos históricos, favor me avisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...